Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Marchas por direitos e eventos culturais marcam semana da Consciência Negra – Periferia em Movimento

Marchas por direitos e eventos culturais marcam semana da Consciência Negra

O dia 20 de novembro lembra a morte de Zumbi dos Palmeiras, líder quilombola e símbolo da luta pela liberdade do povo negro no Brasil. E por conta disso, a data é marcada por manifestações pelos direitos da população negra e celebrações da negritude – das periferias ao centro da cidade.

Nesta quarta-feira, entidades do movimento negro convocam a 16ª Marcha da Consciência Negra de São Paulo, com o manifesto “Vida, Liberdade e Futuro! Contra o genocídio e criminalização do povo negro! Basta de Bolsonaro, Doria e Covas”.

A marcha denuncia o assassinato pelo Estado de pessoas negras – a cada 4 pessoas assassinadas no Brasil em 2017, 3 eram negras; e entre 2007 e 2017, a taxa de homicídio de negros cresceu 33,1%, enquanto a taxa de assassinatos de não-negros aumentou 3,3%, segundo o Atlas da Violência. Além disso, o País tem a terceira maior população carcerária do mundo – 812 mil, sendo que 65% são negros.

A concentração acontece a partir do meio-dia, em frente ao MASP, na avenida Paulista. Saiba aqui. Apresentações culturais acontecem ate as 15h, quando ocorre a leitura do manifesto seguida de falas de militantes. A saída da marcha é às 16h30.

Já no próximo domingo (24/11), o Comitê Moa do Katende promove a Marcha da Periferia no Capão Redondo, contra o genocídio de negros e indígenas e contra o encarceramento em massa. O movimento denuncia a retirada de direitos, os assassinatos promovidos pelo Estado nas periferias e o massacre invisibilizado de indígenas. A partir do meio-dia, em frente a estação de metrô, que fica na Avenida Carlos Caldeira Filho, 4265. Veja aqui.

Celebrações

No feriado de 20 de novembro, também acontece a abertura do Encontro Hip Hop 2019: História, diversidade e economia criativa.

Criado em 2007 para refletir e discutir temas importantes da cena e de outras culturas negras, o “Encontro Paulista de Hip Hop 2019” acontece anualmente. E, a partir deste ano, faz parte do calendário cultural oficial do Estado de São Paulo, com a perspectiva de incidir em políticas públicas de cultura na administração paulista. O próximo evento ocorre no dia 08 de dezembro.

A abertura tem apresentação do espetáculo “Novembro Plural”, concebido e dirigido pelos e pelas MCs Sharylaine, Tiely Queen, Yzalú e Monna Brutal. Sharylaine também é mestre de cerimônias ao lado de Thaíde. O espetáculo tem participações especiais de Odisséia das Flores, Psicopretas (Danna Lisboa, Bia Doxum, Sistah Chilli, Cris SNJ, Anarka), Shirley Casa Verde, Brisa Flow, Pri Fênix, MC Soffia, Alinega e Batalha da Dominação. As DJs Vivian e Niely comandam os toca-discos.

A partir das 19h, na Sala Sérgio Cardoso, que fica na rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – Centro de São Paulo. Entrada gratuita. Saiba mais aqui.

Sharylaine

Enquanto isso, no Extremo Sul da capital paulista, a biblioteca do CEU Vila do Sol promove a FeirÁfrica. A proposta é apresentar uma programação para refletir, celebrar e se conscientizar sobre a cultura negra. Até o final do mês de novembro, acontece uma exposição de livro sobre culturas, histórias e literatura africana e afro-brasileira.

E na sexta-feira (22/11), o espaço tem roda de conversa sobre Letras Africanas (15h), oficina de fanzine (17h) e um sarau (20h). No sábado (23/11), a partir as 15h, o Café Filosófico discute a educação negra no Brasil e o processo de construção do país.

O CEU Vila do Sol fica na avenida dos Funcionários Públicos, 369 – Jardim Ângela. Saiba mais aqui. https://www.facebook.com/events/537316333769114/

Autor

Apoie!