web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114O que você conhece sobre direitos humanos? E os efeitos da proibição da maconha na segurança pública e na saúde? Por falar nisso, imagina como era a saúde pública antes de existir o SUS?
Nos próximos dias, você pode entender mais sobre cada um dessas temáticas – algumas específicas, outras bem abrangentes – com cursos e oficinas totalmente gratuitas ou com preços módicos para participar. Entre os encontros que ocorrem em periferias da Zona Sul de São Paulo, também tem oficinas de percussão e palhaçaria, meditação ativa e mutirão de imposto de renda.
Confira!
Do IR à meditação
Com a proposta de promover o bem estar, o espaço terapêutico A Bordar tem programação variada neste fim de semana. Na sexta-feira (12/04), o grupo de ex-tudo alinha saberes entre participantes para discutir a saúde pública antes da criação do SUS (Sistema Único de Saúde) pela Constituição Federal de 1988. O encontro é quinzenal e volta a se repetir no dia 26 de abril, sempre das 18h30 às 20h.
Já no sábado (13/04), as portas se abrem às 10h para um mutirão para declaração do Imposto de Renda com a participação de uma contadora para tirar dúvidas. A contribuição é a partir de R$ 10.
E à tarde, a partir das 16h, tem o encontro “Permita-Ser”, uma vivência voltada para mulheres que visa promover autoconhecimento e desenvolvimento através da meditação ativa, que são técnicas diferenciadas de meditação que aliam movimentos corporais e respiração para entrar em estado meditativo. O objetivo é buscar o silêncio, se acalmar e harmonizar a mente. Para participar é necessário preencher o formulário clicando aqui.
Contribuições a partir de R$ 10. A casa fica localizada na avenida Fernando Amaro Miranda, 73 – Jardim Colonial. Próximo ao Sesc Interlagos.
Abrir a mente
O que você sabe sobre maconha? Em preparação para a Marcha da Maconha na Zona Sul, que deve acontecer em 11 de maio no Grajaú, o movimento realiza um encontro formativo sobre a legalização da planta. O debate acontece neste sábado (13/04), às 13h, no Espaço Dalidama – Rua Ribatejo, 215 – Jordanópolis (a dez minutos do terminal Grajaú).
O objetivo é entender a história, os usos medicinais e a luta entorno da cannabis, com finalidade de fortalecer o debate sobre a legalização. Entre os participantes, estará representantes da Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo (para falar da guerra às drogas) e da Cultive (maior associação de famílias brasileiras que fazem tratamento com a maconha medicinal).
Também participam do encontro a poeta e ativista Celina Lopes (que milita junto a clínicas de saúde mental) e integrantes dos coletivos locais que compõem a Marcha, como Maloka Socalista, Comitê de Resistência Grajaú e Quilombo Invisível.
E no domingo (14/04), também com um olhar para a saúde mas sob outra perspectiva, o Estúdio Namastê Grajaú realiza um evento a céu aberto no Parque das Árvores. A aula aberta de Hatha Yoga é uma amostra de possibilidade de pausar a correria do dia a dia e desenvolver uma prática conectada com a natureza.
Quem quiser participar deve levar uma toalha ou canga, além de água. A atividade é gratuita e crianças são bem vindas. Pessoas com doenças cardíacas, problemas na coluna e grávidas devem ter avaliação médica. A partir das 10h. Saiba mais aqui.
Corpos criativos
Já pensou em mergulhar num processo criativo pra compreender o que é risível em nós? Pois o Teatro de Rocokóz promove uma atividade com essa proposta. A Oficina de Palhaçaria vai trabalhar a sombra, o feio, o defeito, o grotesto – tudo o que mais queremos esconder –, fazendo as pazes com o ridículo em cena.
A atividade gratuita acontece no sábado (13 de abril), às 14h, no Lajêro – Rua Viela Onze, 03 – altura do número 5585 da avenida Belmira Marin, no Jardim Shangrilá, Grajaú. Pra participar é necessário se inscrever aqui.
O Lajêro, aliás, é o novo espaço da Cia Teatral Enchendo Laje & Soltando Pipa, que segue com o ciclo de oficinas do projeto “Balaio de Errâncias: Possíveis Formas de Girar pela Experiência”, contemplado pelo Edital de Fomento à Periferia da Prefeitura de São Paulo.
E o grupo recebe inscrições de maiores de 16 anos interessados em conhecer mais sobre a música dos tambores na Oficina de Percussão. A atividade com a artista orientadora Valquiria Rosa acontecerá às quartas-feiras, das 10h às 14h, a partir do dia 17 de abril. Inscreva-se aqui.
Direitos humanos pra quem?
Até o dia 14 de abril, estão abertas as inscrições para a 2ª edição do curso Usina de Valores, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo.
Com início no dia 01 de maio, a proposta é abordar temas como a história e o contexto dos direitos humanos no Brasil, os discursos de dominação e a construção do senso comum. A aula inaugural será no Espaço Cultural CITA – Cantinho de Integração de Todas as Artes, na rua Aroldo de Azevedo, 20 – em frente à Praça do Campo Limpo e próximo ao Terminal de ônibus Campo Limpo.
Ao todo, serão sete encontros, às quartas-feiras, das 19h às 23h, que se estendem para o CIEJA Campo Limpo. Para participar, inscreva-se neste link.
A metodologia valoriza o conhecimento a partir da teoria e da vivência, o ativismo e o aprendizado para mudança de atitude. Cada dia contará com um especialista ou uma especialista, garantindo pluralidade didática e de perspectivas. O fio condutor de cada exposição será um dos cinco valores predefinidos: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa, Bem Viver e Engajamento Político.