web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Quais são os impactos do encarceramento em massa sobre a população brasileira – em especial, sobre os homens negros e moradores de periferias?
Para falar desse assunto, neste sábado (08 de dezembro) o projeto “Masculinidade Quebrada” recebe Milton Barbosa, um dos fundadores e coordenador do MNU (Movimento Negro Unificado) e membro da direção da Amparar (Associação de Amigos/as e Familiares de Presos/as e Egressos); e Leonardo Martins, estudante e colaborador da Amparar.
Com mais de 726 mil pessoas privadas de liberdade (de acordo com dados do Departamento Penitenciário de 2016), o Brasil tem a terceira maior população carcerária do mundo – fica atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Cerca de 104 mil pessoas a mais foram presas entre 2014 e 2016. E esse número tende a crescer.
Mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. E um a cada dez indivíduos privados de liberdade são presos provisórios – ou seja, sequer foram condenados judicialmente.
O encontro de sábado faz parte da programação do projeto “Masculinidade Quebrada”, organizado pelo artista e militante Rafael Cristiano, com foco na discussão de gênero e sexualidade com o olhar voltado para o masculino. Em 2017, o Periferia em Movimento entrevistou Rafael, homem negro e morador do Grajaú que pesquisa sobre o assunto. Confira: