Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Peripatético: Filme premiado de diretora negra da periferia da Zona Leste estreia na Cinemateca em SP – Periferia em Movimento

Peripatético: Filme premiado de diretora negra da periferia da Zona Leste estreia na Cinemateca em SP

cena do filme peripatético

O Curta-metragem Peripatético retrata a vida de jovens moradores da periferia em maio de 2006 e foi premiado com o melhor roteiro e prêmio do júri no Festival de Brasília (DF). Na próxima quarta-feira, 08 de novembro, ele será lançado na Cinemateca, a partir das 20h. A diretora, Jéssica Queiroz, estará na sessão especial de lançamento para a roda de conversa que acontece depois da exibição. A entrada será gratuita.
Com duração de 15 minutos, Peripatético acompanha alguns dias na vida de Simone, Thiana e Michel, moradores da periferia de São Paulo. Simone procura o primeiro emprego, Thiana tenta passar no vestibular de medicina e Michel ainda não sabe o que quer fazer de sua vida. A história se passa em maio de 2006, período no qual a capital paulista sofreu diversos ataques da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O filme se inspirou na luta do movimento Mães de Maio, uma reação à violência contra inúmeros jovens inocentes que foram assassinados durante o conflito.
Após a exibição do filme, ocorre um debate com Jéssica Queiroz, a roteirista Ananda Radhika, e os atores Larissa Noel, Maria Sol e Alex de Jesus. A mediação será com a jornalista Aline Ramos.

Mais sobre o filme

A maior parte do filme foi rodada no bairro de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, onde vive a diretora. O curta também possui animações. A produção é da produtora Carolina Filmes.
De acordo com o jornalista Luiz Zanin, especializado em crítica de cinema, Peripatético “é um achado”. “O filme passa longe do baixo astral. Incorpora fórmulas pop de narrativa (em determinado momento, dialoga com o clássico Ilha das Flores, de Jorge Furtado), técnicas de animação e desenho. Mostra uma periferia colorida e cheia de vitalidade. É a maneira como querem ser vistos, e não com piedade e falsa solidariedade do capitalismo predatório. São uma força em afirmação, com sua dramaticidade própria”, escreveu.
Tal afirmação vai ao encontro do que pensou a diretora Jéssica Queiroz, que é formada em edição pelo Instituto Criar, de TV, Cinema e Novas Mídias e em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema.“Meus filmes têm muito de mim e de onde venho. Acredito que negros e periféricos precisam ser bem representados na tela, de uma forma positiva, para fazer com que as pessoas saibam que a periferia é um lugar possível”, afirmou a cineasta.

Autor

Apoie!