web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Na próxima segunda-feira, 30 de outubro, o Ato Debate “Voa, Juventude – Redução Não é Solução” reacende as discussões sobre Maioridade Penal. O evento acontece das 18h às 21h, no Auditório Externo da Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100).
Durante o Ato, diversas pessoas de outros países levarão suas vivências sobre políticas para a juventude, com destaque para a participação por videoconferência de Kandance Montgomery, do Black Lives Matter, dos Estados Unidos, que falará sobre a luta do povo negro dos EUA contra o encarceramento em massa e o seu genocídio. O Ato debate de São Paulo é apenas uma parte de toda a mobilização que está acontecendo nacionalmente, repleta de atos e festivais do movimento Amanhecer Contra a Redução.
O Ato-Debate acontece dois dias antes da próxima votação de Propostas de Emendas à Constituição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), na próxima quarta-feira, 1º de novembro. A votação foi adiada por um mês no fim e setembro (dia 27) após a pressão de movimentos sociais. No dia, senadores aprovaram (10 votos favoráveis, contra 8 negativos) o requerimento de adiamento da votação feito pela Senadora Gleisi Hoffman (PT-BR). Para a senadora, era necessária uma discussão mais profunda.
Na terça-feira, 24 de outubro, a Redução da Maioridade Penal foi tema de audiência pública na CCJ. Este foi um importante momento de debate, É possível assistir a audiência completa neste link.
Após a discussão em audiência, o próximo passo legal é a votação no dia 1º de novembro. O movimento Amanhecer Contra a Redução está publicando diariamente propostas de participação da população para que pressionem os senadores a não aprovarem a redução. Confira!
Uma das pautas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2012, que tramita em conjunto com outras três propostas (74/2011, 21/2013 e 115/2015). Pelo texto proposto, jovens menores de 18 anos, mas maiores de 16 anos, poderão ser condenados pela prática de crimes graves. Hoje, a Constituição diz que só os maiores de 18 podem ser presos. (trecho de reportagem do CCJ, disponível no link).
Não há no mundo indícios de países que tiveram melhoras significativas na juventude após reduzirem a idade penal, pelo contrário, por lá se aprofundaram as desigualdades. No Brasil, os direitos aos meninos e meninas negras/os das periferias são negados diariamente, e a prisão definitivamente não é uma forma de garantir os direitos à criança e à juventude. Nessa reportagem, apresentamos uma conversa na bolinha do olho sobre redução da maioridade penal. Confira!
O coletivo Alma Preta publicou matérias evidenciando os interesses financeiros – grana – que estão por trás da pressão para aprovação da PEC e de como isso está ligado ao processo de genocídio do povo preto.
E essas são as 18 razões para ser contra a redução, listadas pelo Movimento Contra a Redução da Idade Penal:
1° Porque já responsabilizamos adolescentes em ato infracional
2° Porque a lei já existe. Resta ser cumprida!
3° Porque o índice de reincidência nas prisões é de 70%
4° Porque o sistema prisional brasileiro não suporta mais pessoas
5° Porque reduzir a maioridade penal não reduz a violência
6° Porque fixar a maioridade penal em 18 anos é tendência mundial
7° Porque a fase de transição justifica o tratamento diferenciado
8° Porque as leis não podem se pautar na exceção
9° Porque reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não a causa!
10° Porque educar é melhor e mais eficiente do que punir
11° Porque reduzir a maioridade penal isenta o estado do compromisso com a juventude
12° Porque os adolescentes são as maiores vítimas, e não os principais autores da violência
13° Porque, na prática, a Pec 33/2012 é inviável
14° Porque reduzir a maioridade penal não afasta crianças e adolescentes do crime
15° Porque afronta leis brasileiras e acordos internacionais
16° Porque poder votar não tem a ver com ser preso com adultos
17° Porque o Brasil está dentro dos padrões internacionais
18° Porque importantes órgãos têm apontado que não é uma boa solução