Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Doria desmonta assistência social. Trabalhadores e usuários dos serviços protestam – Periferia em Movimento

Doria desmonta assistência social. Trabalhadores e usuários dos serviços protestam

Joao Doria. Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress 28/08/2016

Reportagem do Cedeca Interlagos
Nesta segunda-feira (14 de agosto), trabalhadores, trabalhadoras e pessoas atendidas pelos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizaram um ato na região central de São Paulo contra o desmonte das políticas de Assistência Social na cidade. Manifestantes denunciam a redução na capacidade de atendimento de serviços, atraso no repasse de verbas, ameaças a profissionais e demissões.

Por volta das 09h da manhã, milhares de pessoas já se concentravam em frente à Câmara Municipal, onde acontecia reunião do COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social sobre o Criança Feliz, programa do governo federal que visa o atendimento de crianças de 0 a 6 anos e que é criticado por assistentes sociais por se sobrepor a diretrizes já estabelecidas pelo Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e estimular o assistencialismo e a caridade em detrimento de políticas efetivas e continuadas. O Criança Feliz foi aprovado em votação com 09 votos a favor e 06 contra.
Do lado de fora, manifestantes utilizavam o microfone para chamar atenção ao “desmonte” da Assistência Social, promovido em São Paulo pela gestão do prefeito João Doria e do secretário titular da SMADS, Filipe Sabará.
Confira o vídeo:

Entre as medidas que alteram a estrutura do SUAS na cidade, trabalhadores e trabalhadoras chamam atenção para a mudança nos contratos que a Prefeitura mantém com organizações sociais, que têm convênio para administrar serviços de fortalecimento de vínculo – como os Centros de Crianças e Adolescentes (CCAs) e Centros de Juventude (CJs) –, atendimento a mulheres vítimas de violência, população em situação de rua e idosos.
No dia 01 de agosto, a SMADS publicou uma portaria no Diário Oficial em que altera a duração de 97 convênios, passando de até 30 meses para apenas um mês. Dessa forma, diversas organizações que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade estão sendo convocadas a revisar seus convênios mês a mês. Trabalhadores e trabalhadoras temem demissões – e, consequentemente, a redução de atendimentos em serviços que já têm fila de espera.
A partir de setembro, a Prefeitura também vai cortar o atendimento à população em situação de rua no centro da cidade durante o período da manhã. O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que atualmente funciona das 08h às 22h e encaminha moradores de rua para almoço, médio e retirada de documentos, deve passar a funcionar somente a partir da tarde.

Autor

Apoie!