Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Rede dialoga sobre estratégias de combate ao genocídio do Estado – Periferia em Movimento

Rede dialoga sobre estratégias de combate ao genocídio do Estado

I Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades. Foto: Alma Preta.

No próximo sábado, dia 12 de Agosto, acontece o segundo encontro da Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio.  A reunião será das 14h às 19h no Centro Defesa Direitos Humanos Campo Limpo (CDHEP). Dessa vez, na Zona Sul de São Paulo, a ideia é reunir movimentos sociais, coletivos culturais,serviços da rede de garantias e população em geral para dialogarem sobre situações que vem ocorrendo nas periferias e formar a rede como ação estratégica para esse enfrentamento.
A Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio tem como objetivo através de encontros e diálogos pensar, junto aos movimentos sociais da região, estratégias e formas de combater a violência praticada pelo Estado contra os Genocídios das Juventudes Negras, Indígenas, Pobres e Periféricas.
O grupo veio a partir da demanda gerada no I Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades: Homicídios, Encarceramento e Preconceitos, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de Maio, na Faculdade de Direito da USP no Largo São Francisco, e na escola de samba Combinados de Sapopemba, Zona Leste da cidade.
Genocídio

Genocídio: Recusa do direito de existência a grupos humanos inteiros, pela exterminação de seus indivíduos, desintegração de suas instituições políticas, sociais, culturais, linguísticas e de seus sentimentos nacionais e religiosos.Ex.: perseguição hitlerista aos judeus, segregação racial, etc.
Dicionário Escolar do Professor, Organizado por Francisco da Silveira Bueno Ministério da Educação e Cultura, Brasilia, 1963, p. 580

Em 1978, Abdias do Nascimento escrevia a tese de que o Genocídio do Povo Negro brasileiro é um processo de racismo mascarado, e que a democracia racial não passa de uma falsa ideia que interessa ao Estado. A falta do debate racial era, inclusive, uma estratégia de governo para estabelecer a ordem.
Quase 40 anos depois, o Estado segue Genocida e o povo negro, periférico e indígena tem travado uma forte luta para transformar essa realidade social que o mata e o exclui da sociedade. Confira, na aba Contra o Genocídio, reportagens sobre a luta contra o genocídio da população preta, pobre e periférica.

Foto de capa: I  Seminário Internacional Juventudes e Vulnerabilidades. Via Alma Preta.

Autor

Apoie!