web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Entre julho e setembro deste ano, os participantes da oficina de Multimídia no Centro Cultural Grajaú se debruçam sobre a produção cultural da região com objetivo de fortalecer a identidade local. Por isso, para ampliar o acesso à informação e consequentemente às manifestações artísticas, o grupo produziu um mapa virtual com mais de 40 espaços culturais da região. Navegue abaixo:
Esse mapa também serviu de base para a produção de um mapa-zine impresso, com destaque para alguns desses pontos culturais, uma linha do tempo do Grajaú, dados atuais e informações sobre alguns coletivos da região.
E o grupo também visitou quatro desses espaços para conversar com artistas e seu público: Ateliê Da Margem, no Jardim Gaivotas; Girassol, na ZR; Centro de Arte e Promoção Social, no Parque Grajaú; e Ateliê Daki, no Jardim Reimberg.
O resultado disso é um vídeo com entrevistas e uma trilha sonora que destaca novos e velhos artistas que nasceram, se criaram ou já circularam por esses lados, como Marcio Ricardo, Carol Teixeira, Luiz Paulo Semblantes, Luana Bayô, Robsoul, MC Zigra, Aline Spaka, Zig do Xangri e o eterno Sabotage, ex-morador da favela Sucupira. Confira:
https://youtu.be/yTFgsj6QnZA
Sobre a oficina
A oficina de Multimídia foi mediada por um dos integrantes do Periferia em Movimento, Thiago Borges, e teve a participação de João Pedro Matos, Keidson Oliveira, Laís Diogo, Letícia Silva, Levi Silva, Mariana Rosa, Matheus Oliveira, Paolo Sérgio Vieira.
Após remontar a história da região e mapear locais, espaços, linguagens, artistas e coletivos que atuam no território, o grupo ouviu da população algo que já era esperado: muita gente não se identifica com o lugar onde mora, muito menos sabe das atividades culturais que ocorrem na região.
Abaixo, algumas fotos dessas vivências: