web-stories
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114mfn-opts
foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init
ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114Paolo Sérgio Cezar Vieira, 22 anos, come de três em três horas. No cardápio, alimentos naturais e orgânicos, entre frutas, legumes, verduras e grãos. O garçom, que mora no Extremo Sul de São Paulo e trabalha em um restaurante em Higienópolis, evita comer carne vermelha. No lugar, peixes ou aves. Refrigerante e salgadinho, sem chance.
O incentivo vem de casa: a mãe não come carne de porco, a tia come apenas peixes e o pai pratica esportes. Com a prática de boxe, jiu jitsu e natação, além do aprendizado com os frequentadores de uma academia onde trabalhava, Paolo busca manter uma vida em equilíbrio.
A Pesquisa Nacional da Saúde de 2013, realizada pelo Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou que 60% dos alimentos com maior teor de gordura fazem parte da alimentação diária da população.
Por outro lado, um levantamento da associação Proteste divulgado ano passado mostra que 48% dos entrevistados comeram menos proteína animal e 24% dos participantes afirmaram que pelo menos uma vez por semana não comem carne. Além disso, 94% dos entrevistados estariam dispostos a consumir mais produtos orgânicos se a oferta fosse maior.
“Os jovens, assim como eu, estão cada vez mais fortes nas suas atitudes, sonhos e objetivos por acreditar naquilo que fazem E a informação faz que nós nos interessamos”, diz ele. “Tenho uma dieta equilibrada, saudável e talvez sustentável por ter a capacidade de plantar [o que como]”.
Paolo segue aquela frase que já se tornou jargão: “você é o que você come”. Porém, se isso é verdade, nós brasileiros somos envenenados diariamente.
O País é o segundo maior produtor de alimentos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o primeiro no consumo de agrotóxicos. Na safra de 2013/2014, o agronegócio utilizou 1 bilhão de litros de defensivos agrícolas, o que gera em média 5 litros de agrotóxicos por habitante.
E olha que estamos falando daquela alface, do pimentão, do tomate… Nem citamos os transgênicos e conservantes, presentes do suco de caixinha à cerveja abençoada, do café da manhã à janta, passando pelo dogão entre um corre e outro na rua.
*O Portal da Juventude é mantido pela Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Junto a Escola de Notícias, Vozes da Vila Prudente e Glória Maria (estudante secundarista de Paraisópolis), o Periferia em Movimento produz conteúdo sobre juventude e direitos a partir das bordas da cidade. Acesse todas as reportagens no Portal. Periodicamente, vamos publicar por aqui também!