Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Mulheres às ruas contra Projeto de Lei que criminaliza Pílula do Dia Seguinte – Periferia em Movimento

Mulheres às ruas contra Projeto de Lei que criminaliza Pílula do Dia Seguinte

“Cunha sai, Pílula Fica” | Está marcada para quinta-feira às 17h a Segunda Manifestação contra o Projeto de Lei 5069

Por Mariana Caires
Assinado por Eduardo Cunha e outros 12 Deputados Federais, o Projeto de Lei 5069/2013 declara a pílula do dia seguinte um método abortivo e ilegal, e criminaliza quem induz a mulher ao seu uso. Como justificativa, o projeto encaminhado para votação na Câmara dos Deputados induz que o uso da pílula vem de uma política de legalização do aborto. Esta, segundo o texto, seguiria estratégias “de controle populacional, e financiadas por fundações norte-americanas ligadas a interesses super capitalistas”,.
Além disso, o PL considera que o movimento feminista teria sido iludido por uma falsa ideia de liberdade propagada pela indústria. E que “desde a década de 1970, os meios para o controle e redução da população mundial passaram a ser apresentados com uma roupagem feminista, sob o paradigma dos chamados “direitos sexuais e reprodutivos” (trecho do texto).

Foto: Alex Silva, Estadão

Foto: Alex Silva, Estadão


O projeto vem de uma cultura que coloca a culpa na mulher que sofre violência sexual e criminaliza a que faz uso da pílula do dia seguinte. Os direitos sexuais e reprodutivos existem sim, assim como todos os que são retirados das mulheres da periferia diariamente!
O texto de Eduardo Cunha é um ataque à liberdade individual da mulher e um risco para inclusive, quem foi vítima de estupro. No caso, após sofrer violência sexual, o projeto induz que a mulher deve primeiramente passar por uma delegacia, comprovar a violência por meio de exames, para então ter acesso à pílula do dia seguinte. O profissional de saúde que aconselhar o uso da pílula sem comprovação de estupro será considerado criminoso.
Nos links, você confere a lista de autores e o Projeto de Lei 5069/2013 na íntegra.
Compor os espaços de luta é essencial para que o projeto não seja aprovado. A Manifestação do dia 12 é organizada por mais de 40 coletivos de mulheres. A concentração será às 17h no Vão Livre do MASP.
Mais informações no evento: https://www.facebook.com/events/139656189724376/
Anota Aí!
O que? Manifestação Contra PL 5069/2013. Pílula fica, Cunha sai!
Quando? Quinta-feira, 12 de novembro, às 17h.
Onde? No vão Livre do MASP.

Autor

Apoie!