Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio mfn-opts foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/periferiaemmovimento/www/teste/wp-includes/functions.php on line 6114
Banco comunitário lança moeda social digital no Campo Limpo – Periferia em Movimento

Banco comunitário lança moeda social digital no Campo Limpo

Foto: Thiago Borges

Nesta sexta-feira (24 de julho), o Banco Comunitário União Sampaio comemora seis anos de existência e lança mais uma iniciativa pioneira nas quebradas: o “e-dinheiro”, a versão eletrônica e para celular da moeda social “sampaio”.
Com objetivo de estimular a economia local através de empréstimos a comerciantes e créditos aos consumidores, em 2009 a União Popular de Mulheres do Jardim Maria Sampaio criou sua própria moeda com paridade relativa ao real e que é aceita no comércio local.
O sampaio e-dinheiro é a versão atualizada dessa moeda, que funciona a partir de um aplicativo para celular.
Dinheiro social
Em todo Brasil, há pelo menos 103 moedas sociais – como árco-íris, maracanãs, sabiás –, que são geridas por bancos comunitários criados por moradores de periferias, quilombos, aldeias indígenas e assentamentos de reforma agrária.
O primeiro banco do tipo é o Palmas, criado em 1998 no Conjunto Palmeiras, um bairro pobre de Fortaleza, no Ceará. Na ocasião, foi constatado que os 25 moradores da comunidade consumiam R$ 1,2 milhão por mês, mas 80% desse montante era gasto fora do bairro.
Com a criação da moeda social, o cenário se inverteu: 15 anos depois, 80% dos gastos com consumo acontecem na própria comunidade.
Anotaí!
Lançamento do sampaio e-dinheiro
Quando? Sexta, 24 de julho, às 18h
Onde? Na Agência Solano Trindade – Rua Zacarias Mazel, 128 – Jardim Maria Sampaio – Zona Sul de São Paulo
Mais informações aqui 

Autor

Apoie!